segunda-feira, 19 de março de 2012

DICAS PARA CONCURSEIROS


A busca incessante por uma vaga na carreira pública tem levado muitas pessoas a uma rotina diária de estudos. Estudar, assim como outra tarefa que se faça diariamente torna-se monótono e saturado. Para que esses empecilhos não atrapalhe o concurseiro na sua caminhada ele deve estabelecer metas e saber administrar as 24 horas do seu dia.

Uma pessoa pode até ser capaz de estudar 24:00h, mas isso poderá causar-lhe transtornos depois de algum tempo, o que impedirá de obter o resultado tão almejado. A nossa mente precisa de um intervalo mínimo para assimilação do conteúdo estudado, isso faz com que seja mais prazeroso e menos cansativo estudar todos os dias. Outro aspecto que deve ser levado em conta, pois contribui muito para um bom aproveitamento nos estudos, é a atividade física. Apesar de muitas pessoas não terem tempo, pois trabalham durante o dia e estudam à noite. No entanto para quem apenas estuda, é preponderante tirar um tempo no final ou início do dia para fazer alguma atividade que melhor encaixe no seu perfil. Isso pode variar de uma pessoa para outra. Para algumas a caminhada é o melhor exercício, para outros a corrida, a malhação, enfim; mexam-se, pois a atividade física dá menos cansaço para quem estuda durante um longo período, dá menos sono e isso influirá significamente em seus resultados.

Ao lembrar que após uma semana de estudos virá o sábado e o domingo, muitos estudantes esquecem-se que o seu lazer durante esse período deve ser diferente dos demais jovens, não que não possam dar uma folguinha nos estudos, podem e devem descansar fazer coisas prazerosas, curtir a família; porém noitadas não são aconselháveis, pois a sua segunda-feira não renderá como necessário, assim sendo, é interessante manter o controle.

Falar de bem estar é indispensável falar de uma boa alimentação. Não tenho conhecimento de todos os alimentos adequados para cada função em nosso organismo, mas há alguns que nos atrapalham, por exemplo, na concentração, outros já ajudam na obtenção de energia que o corpo humano precisa para um bom desempenho. Para quem achar necessário seria bom procurar orientações de um profissional da área (nutricionista).

Após a organização teórica da situação, vale ressaltar que é indispensável exercitar cada matéria estudada, pois é uma das melhores formas de fixação do conteúdo, para isso devem-se resolver provas de concursos anteriores, de preferência da banca examinadora que fará o seu certame, exercícios, e, para quem fará certame que exigirá prova discursiva é preponderante que leia bastante, esteja atualizado com os assuntos mais divulgados pela mídia local, nacional e internacional. Fazer no mínimo uma redação por semana e pedir ao seu professor a fiel correção. Assim saberá onde terá que melhorar.

Boa sorte a todos!


Vilma de Sousa Silva, Jequié-BA; em 19 de março de 2012





Nenhum comentário:

Postar um comentário