segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, UM CAMIHO QUASE SEM VOLTA

ASSINTINDO A UMA MATÉRIA NO"GLOBO RURAL" EXIBIDA NO DIA 31-07-2011 E REAPRESENTADA ONTEM 26-02-2012, ONDE FALA DA HISTÓRIA DO RIO "PARAGUAÇU" E DA DESTRUIÇÃO EM SEU CURSO, FEZ COM QUE MINHA PESSOA REFLETISSE A RESPEITO DE COMO A HUMANIDADE ESTÁ USANDO OS RECURSOS NATURAIS SEM PRESERVÁ-LOS.  É TRISTE, PARA NÃO DIZER CATASTRÓFICO! A MANEIRA DE VIDA QUE LEVAMOS SEM NOS PREOCUPARMOS COM O FUTURO DA ESPÉCIE. É LAMENTÁVEL!
ALGO TEM QUE SER FEITO, E IMEDIATAMENTE, CASO CONTRÁRIO ALGUMAS SITUAÇÕES TORNARÃO IRREVERSÍVEIS.
UMA VIDA SUSTENTÁVEL, ALÉM DE ESTAR SEMPRE EM HARMONIA COM A MÃE NATUREZA, LEVA-NOS A UM DESAPEGO DO CAPITALISMO. PARECE PIADA!! ALGUNS INDIGNARÃO COM AS MINHAS PALAVRAS, ESSES MESMOS SÃO OS AUTO-DESTRUIDORES DA ESPÉCIE.
FICO INDIGNADA QUANDO ALGUMAS EMPRESAS USAM A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA COMO MARKETING. PARA OS MENOS INFORMADOS A PARAVRA "MARKETING" SIGNIFICA UM CONJUNTO DE ESTRATÉGIAS E AÇÕES QUE PROVÊEM O DESENVOLVIMENTO, O LANÇAMENTO E A SUSTENTAÇÃO DE UM PRODUTO OU SERVIÇO NO MERCADO CONSUMIDOR. O QUE QUER DIZER QUE É INTERESSANTE A EMPRESA PASSAR E MANTER UMA BOA IMAGEM, INCLUSIVE DIZER QUE DESENVOLVE PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE, SEM SE QUER PLANTAR UMA ÁRVORE EM SEU PÁTIO.
EM PLENO ANO DE 2012 É CLARA A PREOCUPAÇÃO QUE DEVEM SE TER COM A REVITALIZAÇÃO DE ÁREAS ANTERIORMENTE DEVASTADAS PELA AÇÃO ANTRÓPICA.
AS LEIS AMBIENTAIS DE NOSSO PAÍS, PRINCIPALMENTE AGORA, O NOVO CÓDIGO FLORESTAL, SÃO COMPLACENTES PARA COM OS GRANDES DESMATADORES DA NATUREZA.ISSO DIFICULTA A AÇÃO DE POUCOS AMBIENTALISTAS QUE AINDA RESISTEM EM LUTAR CONTRA OS PODEROSOS MONOCULTORES,GRILEIROS, CONTRAVENTORES...
A MAZELA PROVOCADA PELA DESTRUIÇÃO HUMANA É TITÂNICA.
NO INÍCIO FALEI DO RIO "PARAGUAÇU" ESTE NASCE EM BARRA DA ESTIVA-BA E DESÁGUA NA BAIA DE TODOS OS SANTOS, RECÔNCAVO BAIANO. AO LONGO DE SEU CURSO TORNA-SE FONTE DE ALIMENTO PARA INÚMEROS RIBEIRINHOS QUE NECESSITAM DE SUAS ÁGUAS PARA SOBREVIVER, ALÉM DE PERCORRER UMA LINDA ÁREA TURÍSTICA DA BAHIA, CONHECIDA NACIONALMENTE, A CHAPADA DIAMANTINA.
ENTRETANTO QUERO FALAR DE UMA DESTRUIÇÃO QUE SOU TESTEMUNHA OCULAR. NA MINHA CIDADE- CONDEÚBA- INTERIOR BAIANO QUE FICA A 665KM DA CAPITAL SALVADOR. LÁ QUANDO CRIANÇA TOMAVA BANHO EM UM MARAVILHOSO RIO QUE 'PASSAVA" PELA PROPRIEDADE DO MEU PAI. À ÉPOCA, JÁ ERA TEMPORÁRIO, PORÉM, SUFICIENTE O BASTANTE ATÉ QUE O TEMPO DAS ÁGUAS CHEGASSEM NOVAMENTE. MAS O MEU PAI DISSE TER CONHECIDO O RIO PERENE.
A REALIDADE MOMENTÂNEA É LAMENTAVEL. O RIO TEVE SUA NASCENTE TOTALMENTE DEVASTADA. O SEU CURSO ASSOREADO EM ALGUMAS ÁREAS, DEVIDO AO DESMATAMENTO DE PROPRIEDADES AO REDOR.
TENHO EM MENTE PROJETOS FUTUROS PARA A REVITALIZAÇÃO DESSE RIO CITADO, PORÉM FALTA-ME RECURSOS E APOIO, POIS A GRANDE DIFICULDADE É EDUCAR AMBIENTALMENTE A COMUNIDADE LOCAL E CONVECÊ-LA DE QUE HÁ ALTERNATIVAS AUTO-SUSTENTÁVEIS PARA QUE TENHAMOS A CERTEZA DE UM FUTURO MELHOR PARA NOSSOS DESCEDENTES.

Vilma de Sousa Silva, Jequié BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário